Páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Mercado de trabalho e Campos de Atuação do Engenheiro de Pesca

Mercado de trabalho e Campos de Atuação do Engenheiro de Pesca
Após a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura, em 2003, a profissão ganha cada vez mais destaque. Um dos objetivos do ministério é aumentar o consumo interno do pescado (hoje de 10 quilos per capita por ano), abaixo, portanto, do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o mínimo, de 12 a 14 quilos anuais. "Nesse sentido, incentivos por parte de investidores, públicos e privados, têm motivado as áreas de aquicultura e de exploração de recursos pesqueiros. Assim, a demanda do mercado por profissionais tem sido elevada", diz Éder André Gubiani, da Unioeste. O profissional pode atuar em órgãos públicos, empresas privadas e no terceiro setor. "As áreas com maior potencial para absorção dessa mão de obra qualificada são a aquicultura e o processamento de pescado, para o fornecimento de alimentos mais acessíveis e de qualidade", diz Reynaldo Amorim Marinho, da UFC. Na Região Centro-Oeste, novos frigoríficos têm sido abertos, e isso incentiva a piscicultura, em especial do pintado.

Salário inicial: R$ 3.732,00 (6 horas diárias); fonte: CREA-SP.

Dentre as principais áreas de atuação do Engenheiro de Pesca podemos destacar :

* Aquicultura:Desenvolvimento de técnicas de criação de animais áquaticos em cativeiro. Sejam eles : Peixes , Moluscos , Micro algas , crustáceos , dentre outros.
Atualmente é a área do engenheiro de pesca mais difundida e com maiores aberturas de mercado uma vez que se mostra como a melhor resposta a crise mundial de alimento , principalmente no âmbito ecológico uma vez que se pode ultilizar de ambientes artificiais e menores áreas para cultivo. Outro grande fator é a criação de micro algas para produção de farmacos e seu potencial para produção de etanol o que claramente demonstra a importância do engenheiro de pesca em relação aos problemas globais. 

* Ecologia Aquática:Estudos das comunidades aquáticas e suas relações com o meio ambiente.
Uma vez que os engenheiros de pesca atuam com a manipulação de ambientes aquáticos se torna de grande importância saber como são as relações das comunidades estudadas com o ambiente a que se referido , lembrando que muitas vezes os engenheiros tentam criar esse ambientes ou seja nem sempre são os ambientes naturais desses seres.

* Tecnologia da Pesca: É o ramo da engenharia da pesca que cuida do emprego e criação de tecnicas de localização e captura de animais aquáticos.

Á medida que ousamos pensar na definição de engenharia , sempre associamos a criação de maquinas , prédios , produtos químicos... O engenheiro de pesca não foge dessa definição Tecnologia da pesca é a área em que o engenheiro usa seus conhecimentos para criar uma tecnologia que possibilidade a captura ou localização de determinado tipo de pescado.

*  Tecnologia do Pescado:Trata do beneficiamento, da conservação e a industrialização dos produtos e subprodutos pesqueiros e o controle higiênico-sanitário. (UEMA)

Quando compramos alimentos nos supermercados tenho certeza que nossa maior preucupação é quanto a qualidade e higiene do produto , cabe ao engenheiro de pesca esse monitoramento e cumprimentos desses padrões para alimentos oriundos dos seus pescados.

* Extensão Pesqueira :Apreensão, difusão e transferência de tecnologia, com o planejamento participativo das comunidades pesqueiras, visando ao desenvolvimento econômico e social da região.(UEMA)

É papel do Engenheiro de pesca fazer com que haja a propria pesca , porém temos que lembrar que o engenheiro de pesca atua de forma que toda a sociedade se aproveite dos recursos que a pesca pode oferecer , principalmente daqueles que vivem dela como no caso do Pescador artesanal. Cabe ao engenheiro de pesca a transferência de tecnologia e planejamento para essas comunidades de forma que toda a sociedade possa se aproveitar dos recursos hidricos e isso leve ao desenvolvimento daquela região. Claro que respeitando as culturas locais.


Ensino e Pesquisa: Desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e pesquisa nas áreas relacionadas às ciências pesqueiras.(UEMA)


Não se deve pensar em desenvolvimento sem avanço de tecnologia , logo o ensino e pesquisa se mostra como grandes elementos para o crescimento na atuação pesqueira.

Administração e Economia Pesqueira: Administrar, regular e fazer o ordenamento das atividades pesqueiras, pública ou privada, além da elaboração, execução marketing, comercialização e avaliação de programas e projetos.(UEMA)

Se o engenheiro trata de fornecer um determinado produto(pescado), nada melhor do que o próprio para fazer a divulgação do seu produto , além de com espirito empreendedor administrar e guiar seu negocio diante das tendências e nescessidades do mercado.


Planejamento Pesqueiro: Elaborar e avaliar programas e projetos em pesca e aqüicultura.(UEMA)

A principal atuação do profissional que escolhe esse ramo , são empresas de consultoria, nos ultimos anos ,com a criação do Ministério da Pesca e da Aquicultura, esse profissional passou a cada vez ser mais requisitado devido a grande demandas de projetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário