Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2013

Extensão Pesqueira

Extensão Pesqueira
Oque é Extensão Pesqueira ? E qual seu objetivo?
  • Tem como objetivo orientar comunidades de pescadores para aumentar a produtividade e o desenvolvimento econômico e social da região de maneira sustentável. Investigação, planejamento e tecnologia pesqueira pesquisar o potencial pesqueiro de uma região e elaborar programas para seu desenvolvimento. Criar técnicas de localização e captura de animais aquáticos.
  • No MPA as ações relacionadas à assistência técnica, extensão, capacitação e apoio à organização de associações e cooperativas de pescadores e aquicultores são conduzidas pela Coordenação Geral de Assistência Técnica, Capacitação, Associativismo e Cooperativismo da Pesca e Aquicultura (CATC).
  • Entende-se por assistência técnica e extensão pesqueira e aquícola (ATEPA) o serviço de educação não formal, de caráter continuado, que promove e qualifica os processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades desenvolvidas por pescadores artesanais e aquicultores familiares, visando melhorias nos sistemas produtivos e na qualidade de vida do público beneficiário.
  • A partir da definição de temas e regiões prioritários pelas áreas de pesca e de aquicultura do Ministério, são estabelecidos parâmetros para a seleção de entidades, por meio de Editais de Chamada Pública, para a celebração de convênios visando à disponibilização de ações de ATEPA ou capacitação.

Os editais são divulgados por meio do Diário Oficial da União e disponibilizados na íntegra no site do MPA. Recomenda-se fazer consultas periódicas ao site para maiores informações.
Cada Edital de Chamamento Público apresenta o modelo específico de projeto a ser utilizado para aquela finalidade.
As ações apoiadas devem seguir os princípios e diretrizes apresentados no Plano Nacional de Extensão Pesqueira e Aquícola, elaborado pelo MPA a partir de amplo debate com o setor.
No período de 2003 a 2011 foram beneficiados pelas ações executadas pela CATC mais de 70.000 famílias de pescadores e aquicultores.




Um comentário:

  1. Acho muito importante para nós que queremos seguir está area, saber lidar de forma clara, passar um pouco do que se sabe para a populaçao que tem a pesca como forma de renda, sustento. Podendo aprimora-los para que possam ter mais oportunidades, e melhor forma de trabalho. :)

    ResponderExcluir